quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Fandango

Fandango é um estilo musical acompanhado de dança e música, surgiu na Europa; popularmente em Portugal, Itália, França e Espanha, também chegou no Brasil, por influências portuguesas, temos este costume na cultura gaúcha, a coreografia muda os movimentos de um país para o outro, com suas características alteradas.

 Itália;




Portugal;





Brasil;


Espanha;



Os dançarinos buscam traduzir sua nacionalidade em forma de movimentos frenéticos e conjuntos, com harmonia e intervalos. Cada país possui uma história da qual se originou a dança, Portugal por exemplo, tem suas histórias contadas pelas tradições, mantendo sempre viva a expressão dos bons costumes e também a formação da identidade coletiva, num sentido amplo e vasto, uma nação não se traduz tão rapidamente, é preciso encontrar o seu próprio traço, prevalece portanto não somente patriotismo, mas a linhagem cristã, que compõem o homem e a mulher, a mãe e o pai, a menina e o menino. Os figurinos tem a mesma sintonia do som musical, os movimentos de suas indumentárias feitos com precisão, são o que possibilita criar passos abertos e compassados, nas mulheres. Os homens se caracterizam pela imponência, tal como visto no Fandango Ribatejano.




quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Luta pelos sonhos

Para tudo há um propósito na Terra, e há algo em cada um de nós, que precisamos ser capazes de descobrir, é o que conecta nossa vida, e a nossa existência neste tempo exato. É o que faz de nós quem realmente somos, é buscar o sentido da vida. Muito longe dos prazeres e luxos que esta vida proporciona, mas um sentido muito maior e precioso quanto uma joia rara. 
Precisamos garimpar em nós mesmos, até encontrarmos com este sonho, e sendo assim, podermos ser úteis para nosso próximo, pois a sentido espiritual, nos une, jamais separa.

Então, quando realmente encontramos esta joia, não queremos perde-la, muita das vezes podemos perder, amigos, parentescos, colegas, cônjuges, mas não a nossa joia interior, pois ela é a forma bela. É a nossa própria alma, nossa identidade mais profunda. Muitas pessoas estão neste caminho, e sofrem bastante, por complicações que a própria natureza da vida produz em nós. Mas assim passamos a entender melhor a realidade das coisas, separamos o que é temporário, do que é permanente. 
O sentido espiritual de viver, sempre envolverá outras pessoas, pois em nossos corações temos vontade de ajudar uns aos outros.

Olhamos nossos pequenos desejos, e podemos despreza-los porque não aparentam nada, e é preciso aprender reconhece-lo como parte de algo maior, que crescerá com o tempo, se seguir sua própria intuição, chegará mais rápido, pois evitará maiores problemas, a intuição é simples e clara, objetiva e benéfica. 
Seguindo o coração, largamos o que é desnecessário para trás, sem nos preocuparmos.

É preciso olhar sempre para frente, e nunca para trás, opiniões podem tira-lo do curso dos seus sonhos, sentimos quando uma conversa não é proveitosa, e quando algo nos faz mal, devemos evita-lo. 

Os sonhos são o ponto chave da nossa existência, quem é capaz de nos amar, não ira se opor, ainda que este caminho não seja um mar de rosas, e sim desafiante todos os dias, podemos leva-lo com olhar confiante, pois Deus nos conhece e sabe das nossas vontades.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Estruturação psíquica feminina


Os arquétipos regem nosso psiquismo, formados por imagens das quais associamos e formamos nossa realidade. Essas figuras arquetípicas são importantes na influência do comportamento humano, hoje maiormente utilizado pela mídia e marketing, mas independentemente disso, os símbolos estão presentes deste o início da história da humanidade.

 Não são apenas registros, desenhos ou esboços.

Na formação da mulher, portanto, estão presentes a figura da mãe, incluindo também os conteúdos inconscientes herdados desde o período greco-romano, desde o modo ritualístico das antigas civilizações, passado de gerações em gerações, toda época remonta a mesma situação.
Há uma balança, para o qual, são destinados as distinções entre homem e mulher, tais como os orientais observam.
A estruturação do feminino, além da figura da mãe, enquanto educação, tem herdado a figura da princesa, em uma possibilidade que permite imaginar a seguinte situação; ter bons predicados, saber esperar, isto é, a qualidade das virtudes, se manter protegida, a procura não de qualquer indivíduo, mas daquele cuja coragem permite a vitória, tal como contado nos contos infantis.

Enquanto que a figura híbrida sob a forma de ninfa, fada, sereia, metade mulher, metade animal como observavam os greco-romanos, tem relação com a identificação da natureza sexual e instintiva maternal do feminino. Tal como materializada nos filmes, peças teatrais, pinturas e músicas. Neste vídeo, bem representado no filme "Cantando na chuva", onde Gene Kelly vestido de preto contrasta com a forma branca do feminino, entra em contato com a forma psíquica feminina, como se participasse de um sonho, pois o inconsciente, é a relação do sonho e ideal.


Na cultura greco-romana, era comum tornar este ideal com mais ênfase, já tratando a forma como semideuses e semideusas. Estas figuras semidivinas, ainda são utilizadas e passam a ser incorporadas não apenas em videoclipes do momento mas é parte da vida prática, em campanhas publicitárias ou como estratégia de tornar grande a figura do feminino, este portanto, não é o seu melhor uso. Mas podemos entender o desenvolvimento da natureza da mulher, e o quão fundamental, é a existência e permanência desses arquétipos no inconsciente individual.

Nesta cena, Cyd Charisse idealiza seus sonhos femininos










sábado, 18 de dezembro de 2021

Autocontrole



 
Uma vida saudável minimamente exige uma boa comunicação entre dois ou mais indivíduos, isto é, a comunicação do ser com o mundo, a sociedade, a base das relações humanas.

É importante reconhecer o tempo certo de cada conversação, diálogo, discussão, ou fala. Vivemos em um mundo muito agitado, cada pessoa que perde a paciência, provoca o desiquilíbrio do outro.
Não há tolerância, somente surtos, gritos, murmurrações.
Então, é preciso estabelecer seu próprio autocontrole. Evitar entrar em discussões, brigas e debates, o autocontrole é o reconhecimento de quando não está em seu tempo de falar, não está em condições para isso. Quando se está altamente nervoso, tendemos a falar demais, e desproporcionalmente, por isso não há qualidade, assim, jamais irá obter a atenção para determinado assunto, incitará mais questionamentos e transtornos de ira.

A comunicação interpessoal, é a aquela que possibilita falar com parcialidade, de modo que todos conseguem entrar em acordo, quando feita de modo tranquilo, o interlocutor transmite exatamente o que quer.

Já na comunicação pessoal, há de se ter mais cuidado, por conta do equilíbrio. Não se abre a vida como um caderno de anotações com detalhes sórdidos, mas esta é a comunicação que mais usamos por ser a mais necessária no dia a dia.
Então devemos aprender a peneirar e filtrar, o que é realmente necessário dizer, pois é importante passar uma boa mensagem.

Na maior parte do tempo, não percebemos que podemos afetar as pessoas de modo tão direto e não pensamos para falar, apenas um ato de consciência pode mudar esta relação para melhor. Mas nós somos responsáveis sobre o que falamos, por isso devemos buscar sabedoria e falar pouco.

Estude a fala, observe as possibilidades antes de falar, tudo gera efeito. Nosso dever é nos disciplinar, evitando desgastes.
 
O choro, a raiva, a tristeza, devem ser guardadas para si, e não jogadas ao vento.
Quando dois discutem, é preferível que um abaixe a voz, por mansidão e para o bem de ambos. Pois ofensas, são atitudes de desprezo, são ações sem pensar.

Afinal, ou colaboramos ou pioramos, o campo de energia das pessoas é uma somatória de nós mesmos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Níveis espirituais

São níveis de consciência.

Consciência do corpo

Templo e morada de Deus, o que fala te atinge, o que ouve te atinge, o que vê e o que faz com o corpo tem uma reação em você.

Cuidados com o corpo

O sábio zela sua integridade, cuida do corpo como o templo de Deus, segundo o qual nos concedeu para que nosso espírito obtivesse a salvação.

O corpo precisa andar segundo o espírito, se não há conformidade entre o corpo e o espírito, não há base para a verdade. O que vemos é esta confusão no mundo moderno, onde separam conceitos das atitudes, se prendem em um suposto relativismo, promessas de igualdades entre homens e mulheres, neutralidades, em verdade, se deve andar alinhado e não desordenado. Isto nem sempre significa rigidez, pois também podem vir a somar forças contrárias.

Consciência da morte

Somos limitados enquanto criaturas viventes, habitamos na Terra, por um curto período de anos de vida. Normalmente, não estamos acostumados a pensar na morte, pois seria um pensamento não muito saudável, assim, evitamos pensar e procuramos viver dentro das conformidades, o que é compreensível, mas o nível de consciência da morte, ajuda a valorizar melhor a vida, e a qualidade é mais regrada.

Consciência da sua existência

Existir, a maioria das pessoas existe. Mas poucos sentem sua existência e aprendem a estar vivo. Por isso há degraus, vamos nos achegando a nós mesmos, na medida que podemos sentir as coisas profundamente. O milagre da vida, é um bem precioso de que vamos aprendendo a se integrar.

Consciência da realidade

Isto vai além do que aprendemos com os pais. Na verdade, só se aprende quando se entende a espiritualidade, pois nada se compara a ela. A realidade não é somente trabalhar, casar e ter uma família. A realidade é composta por experiências que guiam o indivíduo a Deus, é portanto, a união entre as coisas terrenas e as coisas celestes, é o universo e as forças que o regem.

Consciência da efemeridade e da eternidade

As coisas na vida vem e vão, é a rotina, o lazer, o cotidiano, os compromissos, o trabalho e a família. Mas a consciência do efêmero, te permite não se apegar no materialismo, e a buscar as permanências das coisas do espírito, o prazer do homem espiritual é buscar a sabedoria.

Consciência da sequência da vida

Valorizar a família e a construir uma nova. É quando deixamos de pensar somente em nós, para constituir o que Deus preparou ao ser vivente, unir-se a um, o casal é dois em um. É uma união não somente carnal mas espiritual, que deve ser levada com responsabilidades e respeito mútuo.

Consciência da fragilidade 

É a consciência da carne, fraquezas humanas e suas dificuldades, é a consciência também dos pecados e o constante cuidado com a mesma.

Consciência da existência de Deus

É a consciência de que nem tudo está ao nosso alcance, e que ocupamos uma parcela pequena dentro da existência coletiva, e que não podemos alterar isto, por conta das limitações, então tudo se enquadra perfeitamente, pois não precisamos nos preocupar com outras questões que cabem a Deus. 

Somos criaturas que recebemos o sopro da vida, isto é, para andar em espírito e em verdade. Para se desafiar e ser desafiado, e para aprender e ensinar, e sempre nos manter humildes, sem vaidades, nem julgamentos, andando na terra como um não pertencente.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Vida doméstica e os predicados da mulher



Depois de ter acabado com a imagem ideal do que compõem uma mulher, a sociedade agora busca desconstruir, tudo que aprendemos em séculos. Com total desprezo e ignorância, vivemos debaixo de vaidades, pois não se vê apreço dela dignidade, nem integridade moral, ou conduta predisposta. Além da preguiça, não obstante, há quem tenha dificuldades em voltar a retomar suas vidas com vigor e saúde de espírito.

A vida doméstica é portanto, nos presentes dias, uma questão de escolha para a mulher que fica entre estar aparentemente independente, com carreiras que substituem sua vida por superficialidades e cheia de vazios existências, ou estar com sua família e continuar confiando em Deus.

Nós, mulheres dessa geração, preocupamos em plantar, semeamos a boa parte, porque o futuro a Deus pertence. Um coração entregue a Deus, é uma vida sem preocupações.
Nossos predicados são atos de fé e boa vontade para com Deus primeiramente, e para com o esposo, segundo a qual, temos prazer em ajudar, porque não vemos rivalidades ou disputas entre tamanhos ou hierarquias.

O coração da mulher com Deus, segundo a vida espiritual, é muito diferente do olho da mulher independente, ainda que o ser humano possa mudar de opinião constantemente, as coisas plantadas no coração da mulher são verdadeiras jóias. Preservamos nosso instinto maternal, e nosso amor é eterno, nossa maneira de fazer as coisas, não é como a maneira dos homens, portanto existem distinções das quais são respeitadas.

O ato de bordar, recitar versos, cuidar da decoração, da cozinha, costurar, lavar e passar, são atos de amor, que somente um coração virtuoso pode realizar. Através das atividades diárias, nos sentimos bem, porque sentimos paz no ambiente, o cheiro de uma roupa lavada e perfumada, o cheiro do sabor do tempero, os detalhes da roupa nos encantam e fascinam, nada é igual, nem repetido, porque há amor, e onde há amor, há paciência, todo trabalho manual é resultado das virtudes. Quem cuida da casa, não está preocupado apenas consigo mas tudo que compõem o lar, e no bem estar de sua família.

A família é o pilar da qual reside um ponto importante de nossas vidas, para a qual vem a sequência de uma nova. O comportamento da mulher é a estrutura mental de todo filho, e o apoio do pai é o maior alicerce que serve como uma âncora de segurança, provedora. Ambos fazem do filho metade do que ele será, a figura paterna e a figura materna.

Recuperar isto, portanto, levará anos intensos, pois estamos trabalhando para dar nosso melhor, segundo o próprio exemplo que recebemos, e o que adotamos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

O início da vida espiritual quando se é jovem


Acompanhamos a vida com observação mas nada se compara a entrar em ação da vida, como ela realmente é. Buscar espiritualidade é próprio do ser humano, mas se descobrir ser espiritual é bem diferente. 
Mudará nossa vida para sempre, então percebemos este novo começo, para algo que não sabemos bem como será. Nos deparamos com dúvidas, incertezas, inseguranças, medos, ansiedades, estresse, e tantas outras coisas, provinda do nosso lado emocional, que muita das vezes acompanha as dores da existência.

Mas a vida espiritual é diferente de tudo que já tenhamos vivido anteriormente. É um passo importante com Deus, pois tomamos lições todos os dias, pela própria vida e ações das nossas atitudes, percebidas pela nossa consciência ativa, dedicada em seguir este caminho verdadeiro.

A espiritualidade é acompanhada pela prática de aprendizado, de quem a boa vontade, sempre busca estímulo para o espírito, sempre busca renovação para melhorar sua qualidade de vida.

Longe do mundo e das suas tensões, estamos vivendo na Terra como forasteiros, cujas leis são diferentes das leis terrestres, nós estamos sob a lei espiritual, criada por Deus, e assim, para o homem comum, as vezes pode não fazer sentido, busca respostas e não encontra, porque simplesmente não há resposta, e não há uma pergunta, é simplesmente como acontece.

O homem deste mundo, reclama de tudo, quer revolucionar o mundo, mas não cuida de si. O homem espiritual busca discernimento e enriquecimento. Mas ambos não podem ser julgados como melhor ou pior, pois as leis espirituais, não os classifica desta maneira, Deus não julga por fora, ele é a própria justiça e a força do amor, que julgará cada coração vivente sobre a Terra.

Nós portanto, quando estamos em crescimento, amadurecemos mais rápido, deixamos as coisas de menino no tempo de menino, e nos tornamos homens e mulheres, capazes de seguir com fé e a desprender dos medos e dos sufocos da provação de fogo da vida coletiva e individual.

Nosso desafio é sair, portanto, mais da carne e entrar na sinceridade do espírito, onde habita a paz, na maior parte do tempo, enfrentar o próprio ego que tenta ficar a frente, o ego é as nossas vaidades, nosso modo de tentar ficar grande e impedir que coisas sublimes aconteçam. Cada dia tomamos consciência de um e outro erro, e assim vamos encontrar a verdadeira felicidade.

A solitude é o caminho mais adequado do homem espiritual, porque o mundo não o compreenderá, estamos em níveis diferentes do resto do mundo, assim, é tudo mais difícil de construir, por isso é preciso crescer ao ponto de madurar esta parte, ainda que possa sentir cansaço e ficar deprimido, o ego tentar buscar felicidade em outras coisas. É preferível ficar sozinho do que mal acompanhado, então, deste modo preservamos nosso corpo, como templo, como morada para Deus.

A solidão quer bater a porta, então abra, permita ter tempo para se ajeitar. E sendo como for, seja vigilante sempre.

A vida espiritual não é somente para padres, pastores, missionários, gurus e afins. É o próprio ser humano que olha dentro de si e encontra sua própria existência frágil, e encontra uma força maior dentro desse lugar onde vivemos temporariamente, é encontrar a eternidade dentro de um olhar e o abismo das próprias quedas, todos os dias.

É o início de uma longa jornada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Abnegação do amor





O amor não mudará, os conceitos mudam, mas o amor não.


O amor é mais doação do que requerer alguma coisa.
É a força do espírito, porque exige a total entrega, sem egoísmos.
Amar é conjurar o verbo amar.
Porque o amor a tudo suporta.

Não há defesas pois não há ameaças.
Só o amor transporta a dor.
Pois a dor começa e amor a sublima.
A abnegação do amor é coisa de Deus.
É o amor de seu Filho e o amor de seu Pai.

É, portanto, o mais raro de nascer, pois é a abstenção de tomar para si. Quem poderia entregar de tal maneira? Somente em espírito e em verdade. Esta é a compaixão de Cristo, Nosso Senhor.


A importância da Pintura

Para quem pinta Reorganiza sua convicção, separa o que é material do que é espiritual, te ajuda psicologicamente se sentir dentr...