quarta-feira, 9 de março de 2022

Linguagem da vestimenta e cosmético


Se uma roupa não define o caráter de uma pessoa, ao menos diz sobre sua intenção.

A roupa deve definir quem somos, mas nem sempre isso é possível, já que em nossa cultura Ocidental, tradicionalmente usamos uniformes de trabalho - uma questão de obrigação. A moda também lança conceitos que fogem mais do caráter definido, e passam a ser apenas conceitos mutáveis, a moda pode lançar um esteriótipo baseado na beleza de uma modelo, para lucrar mais com seus conceitos e propostas de status, do que aquilo realmente servirá para uso prático do produto ou utilitário do mesmo. O batom com cores de boca, certamente que, pela moda, passa a ser algo velho, então é preciso lançar produtos exóticos para o público geral, de certa forma, um apelo a fantasia, ao carnaval, a irrealidade. O batom exótico da modelo passa ser de uso prático na vida de uma mulher comum por exemplo, por influência da propaganda, que por assim dizer, também é um adormecimento de consciência, de tal maneira que as cores são azuis, laranjas, preto, roxo, amarelo, usam portanto em sentido alienativo. Associados ao marketing, hoje maiormente digital, com influenciadores, famosos e celebridades, que aderem ao modismo.

A moda é um luxo que consegue ser atraente pela sua simetria, mas o uso prático faz sua magia acabar.

Sapatos de salto alto são elegantes, mas nada confortáveis por mais que se faça macio, então o que faz uma mulher se interessar por algo que não precisa ter? São as cores, a simetria, o design, o material, a textura, a personalização deste produto, aliado a figuras arquetípicas que bem conhecemos. As atrizes, as modelos, alguma cena de filme, alguma personagem ficcional, híbrida, associada a sedução, assim como as sereias, as fadas, e a condensação dos objetos, dentro da nossa realidade. Modelagem tem simetria, mas a moda atual faz recortes desnecessários, pega ideias antigas, e as "transforma" como objeto de desconstrução, uma peça atemporal como uma camisete social feminina, se transforma em uma aparência espacial, com mangas trabalhadas no algodão, completamente exageradas de tamanho, ou então se embute um laço de amarrar na frente da camisete como se fosse na linguagem praiana, tropical, que passa ser de uso para trabalho. A estamparia não mais produz ou presta atenção na delicadeza, ao contrário, pelo novo relançamento da estampa tie-dye, tudo o que se tem são manchas, assim como as estampas sempre com cara de tropical, folhas enormes e caricatas, não se encontra nenhum tipo de romantismo ou sofisticação, quando se acha é muito raro, algo que as empreendedoras de hoje passam a ser desafiadas pela carência da feminilidade nas opções de tecido.

É de se esperar que até as repórteres servem de modelo para a moda da dita preguiça pelo capricho, não se obtém o serviço-produto por algum esforço, senão o que vemos é um desprezo, uma anulação da essência da mulher, quando não em linguagem exagerada, desproporcional, ou desmedida. A mente da indústria não consegue processar mais nenhum detalhe, nenhum encanto, nenhum mimo, pois o que se tem em mente é o tempo, o custo, a pressão por metas, o ajuste da máquina operacional. Cabe as empreendedoras individuais tentar resgatar alguma coisa, neste sentido. Já que em meio ao comércio, as opções serão sempre catastróficas, nos submetemos ao conceito mutável e não ao sentido real, por isso é bom prestar atenção, pegar ideias é bastante importante, observar e aprender, mas o esforço deve prevalecer em qualquer momento.

A moda é uma criação humana baseada em traduzir sonhos, de diversos gostos, mas sua essência é o trabalho, é trazer a ideia, para a vida prática, para vestir momentos eternos. As modelos são as musas atuais que inspiram outras mulheres, e tem um poder influenciador grande, na escolha da compra, talvez pelo tom de pele, a identificação, a beleza delas, tal como o manequim, é um ícone da idealização, nos faz nos imaginar dentro de algum ideal psíquico. É um mundo lunar, vindo do feminino, em buscar a realização. 



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Para quem pinta Reorganiza sua convicção, separa o que é material do que é espiritual, te ajuda psicologicamente se sentir dentr...