sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O trabalho criativo e criador

 

                                  Esboço inspirado na obra de Michelangelo


O trabalho artístico não costuma ser tão valorizado, assim como um poeta que segue sua poesia. O artista passa o dia com suas ideias e é julgado por não fazer nada muito além. Porém, ao chegar mais de perto, podemos ver como é intenso, o trabalho que tem que passar para conseguir atingir as expectativas. Aqui referente ao trabalho do garimpo, uma ideia que buscamos trazer da nossa memória, ou da nossa habilidade intuitiva de estipular algo novo. 

 
A ideia, está portanto, tão enraizada no momento que conseguimos concretizar, pois é uma visão que nos pertence, é algo muito particular, envolve um sentimento.

 Facilmente podemos descartar o que não ficou bom, porque enxergamos quando podemos melhorar, e portanto, não damos tanto importância no esboço, por vezes, mas na experiência de obter um conhecimento seja pela forma, pelo teste de material apropriado, explorando o que é possível e o que não é. 

O desenho é um exemplo de prática fundamental, ao longo dos anos, que requer muita atenção, além do que, ele devolve para nós, numa comunicação instintiva e inconsciente, nossa confiança no que realmente importa. Portanto, a este ponto, é sempre uma ruptura que nos separa da linha de frente da criação livre para a experiência direta de vender alguma coisa. Existe o comércio de arte, mas nada que valorize uma ideia que vem de dentro, só quem pode dar sentido e valor criativo é o próprio ser que o fez, ao lidar com área comercial, o artista é submetido a criar o que querem que crie, e nunca estará bom. A criatividade inata é reprimida e frustrada, com bases ideológicas que interferem no processo criativo.

Precisamos de formulações o tempo todo, a inspiração funciona como uma ferramenta de ignição, que surge no meio da queima de fuzis do cérebro, que carrega muitas possibilidades. Não se pode oprimir um impulso desta proporção, pois trás consigo muitas respostas, benefício de quem tem paciência suficiente para conseguir alcançar, estas respostas individuais.

"No curso natural dos acontecimentos, muitos homens e mulheres nascem com talentos notáveis, mas, ocasionalmente, de uma maneira que transcende a natureza, uma única pessoa é maravilhosamente dotada pelo céu com a beleza, graça e talento em abundância tal que ele deixa os outros homens para trás, todas as suas ações parecem inspiradas e, na verdade tudo o que faz claramente vem de Deus e não da habilidade humana.

Todos reconhecem que isso era na verdade em Leonardo da Vinci, um artista de beleza física excepcional, que mostrou infinita graça em tudo o que fez e que cultivou seu gênio tão brilhante que todos os problemas que estudou, resolveu facilmente."

Vida dos Artistas (1568) - Giorgio Vasari



A importância da Pintura

Para quem pinta Reorganiza sua convicção, separa o que é material do que é espiritual, te ajuda psicologicamente se sentir dentr...