(Esboço do Método Mozart Couto)
Semelhantemente a observar a natureza, como dito no post anterior, este estilo de desenho ou arte, é a captação do estilo de vida existente, por um olhar na materialidade das coisas. Enquanto que observar a natureza é a captação de elementos naturais, reais, imaginário ou divino.
É importante notar que é também uma maneira de memorizar uma identidade dentro de um contexto histórico. Quem era, como fazia, o que fazia, onde morava. Não somente limitando a isso mas buscando por assim dizer, uma reflexão sobre a existência. É uma investigação profunda na cultura como um todo, como em um trabalho arqueológico.
A esse estilo se apresenta a forma perfeita da matéria, buscando a composição da harmonia, a harmonização das cores, a posição de seus objetos, o estudo de luz e sombra, o grau de realidade em dimensões do material escolhido.
Estilo muito utilizado para iniciantes como prática de esboço na aula de arte, justamente porque respeita a ordem natural das coisas dentro da realidade. Não se coloca objetos sobre a mesa, de forma flutuante, assim seria abstração da realidade. É portanto, fruto de um exercício de estruturação.