Aquele que vive perto do campo tem o privilégio de poder aprender com a natureza, assim como o trabalhador do campo que pela manhã acorda, ao som do galo cantar, pisando na grama molhada do orvalho da chuva que se foi. Sem nenhum desânimo, poēm-se a trabalhar.
Assim, não há melhor professor da vida do que a experiência. E aquilo que faz pensar e meditar, é provindo do verde. O verde que prospera, tem profundidade nas suas raízes cor do barro. E o ato de observar, nada mais é que entrar em contato com este mundo feito por Deus. Observar a criação é contemplar sua obra máxima. Entramos pelo canal da arte, apenas porque queremos enfatizar este olhar, e dizer "como é belo". Não há outra forma de se apurar, do que aprender a olhar o movimento. Há movimento em tudo, a todo instante.
As árvores chacoalham de um lado para o outro, evocando o som das águas. Os passáros cantam, batem as asas, seu som é sentido contra o ar. Tudo tem ritmo, e som. As palavras são cores, pintamos para retirar o aparelhamento de uma coisa com a outra.
O olhar do artista, diz muito do seu particular, seu modo de ver e olhar, a sua visão de mundo. Misteriosamente começamos a conversar com a natureza, no caminho dos trabalhos, se percebe um relacionamento maior com o Criador de todas as coisas.
A saber que o que realmente importa não é bem o externo, mas o que vem de dentro para fora.
É portanto, fundamental praticar a observância do mundo material, natural, em suas nuances. Uma inspiração surge a partir das memórias e nasce da paixão e do entusiasmo do artista.
Aperfeiçoamento se dá na medida em que se reconhece isto. A busca de uma disciplina também é importante para cultivar melhor a sua busca interior.
Davi, era um simples pastor de ovelhas, e estava sempre pronto a ouvir a voz de Deus. Sua harpa, trazia conforto ao rei. Davi tinha a humildade, suficiente para combater seus desafios e inimigos. Tinha a coragem, e a disposição. Era capacitado para ser escolhido por Deus, pois achava nele as virtudes necessárias.
Davi estava em contato com o campo, cuidava de suas ovelhas. As conduzia, guiava, cuidava.
Não foi pelo escolhido por seu porte físico, se fosse assim, seus irmãos teriam ido no seu lugar.
As vezes, não estaremos fisícamente no campo ou na natureza. Mas precisamos leva-los no coração e na mente.